Recentemente tá todo mundo obcecado por Bitcoin e milhões estão correndo pra comprar. Há algumas coisas que precisam ser ditas, agora mais que nunca. Vamos direto ao ponto.

1. Tome posse dos seus bitcoins

Não confie em ninguém.

Esse é praticamente o lema do jogo em Bitcoin. Bitcoin funciona justamente por não precisar de confiança um no outro, ou em uma autoridade central quando a questão é saber quem tem quantas moedas ou quem mandou moedas pra onde.

Também funciona porque não precisamos confiar em uma autoridade central, como um banco, pra segurar nosso dinheiro. Suas moedas são somente suas, quando você detém a chave privada para seus bitcoins.

“Suas chaves, seus bitcoins. Não são suas chaves, não são seus bitcoins.”

De tempos em tempos, até mesmo holders experientes de Bitcoin ignoraram essa máxima e sofreram as consequências.

Sem surpresa, o uso de corretoras centralizadas que facilitam as vendas de Bitcoin coincidiram com o crescimento do Bitcoin e subiram exponencialmente. Com o aumento do uso de corretoras, essa mensagem precisa ser enfatizada agora mais que nunca.

2 Se você tem bitcoins, você deveria fazer essas duas coisas

A taxa de crescimento de uma das exchanges mais usadas do mundo acompanha o crescimento do Bitcoin.

Não há como saber quantas pessoas estão usando corretoras pra comprar Bitcoin e deixando suas moedas lá por longos períodos de tempo, a não ser perguntando o número para as próprias corretoras. Mas contanto que o número continue aumentando, um alvo maior e maior vai sendo pintado nas costas desses serviços. O potencial dano de um ataque bem sucedido a alguma das incontáveis corretoras de cripto também aumenta de acordo.

Para aqueles que não sabem, deixar suas moedas em uma corretora não significa que aquelas moedas estão em sua posse. Na realidade, você confia que a corretora te enviará aqueles bitcoins quando você solicitar. Você não tem ideia do nível de segurança que aquela corretora tem, e nem deveria confiar no nível de segurança que eles dizem ter. Suas moedas estão armazenadas em uma entidade central baseada em confiança, quase que destruindo o principal propósito de usar Bitcoin.

Se você ainda não está convencido de que deixar suas moedas em uma corretora não é um grande problema, aqui vai duas histórias de terror pra te ajudar nisso.

A linha do tempo começa em Mt. Gox, a mais popular corretora do mundo naquela época. Em 2014, ela foi alvo de um dos primeiros grandes roubos de criptomoedas. — 850,000 Bitcoins (mais de 4% de todos os bitcoins que existirão) foram roubados da Mt. Gox. Como resultado o preço do Bitcoin entrou em queda pelo próximo ano.

2 Se você tem bitcoins, você deveria fazer essas duas coisas

Queda do preço do Bitcoin, geralmente atribuída a queda da Mt. Gox.

Esse evento trouxe atenção a importância de controlar suas próprias chaves privadas. Contudo, houveram vários outros hacks em corretoras centralizadas resultando em prejuízos de centenas de milhões de dólares desde então. Parece que algumas lições são difíceis de serem aprendidas.

O último roubo veio acontecer a apenas algumas semanas. NiceHash, um marketplace de mineração, foi roubado em 4700 BTC (aproximadamente 70 milhões de dólares) em 6 de dezembro de 2017. Embora não seja uma exchange, NiceHash era uma entidade central do mesmo jeito que alguns usuários a confiavam a tarefa de armazenar seus bitcoins. Esse foi um pequeno hack, mas como o último de uma sequência de incontáveis hacks, prova que não há fim para ataques dessa natureza. Se você for negocia criptomoedas e precisa deixar moedas em exchanges, saiba que isso é um risco que você precisa levar em conta.

2 Se você tem bitcoins, você deveria fazer essas duas coisas

“Serviço indisponível” a nova cara da NiceHash.

Felizmente, existe uma simples solução para todos esses problemas:

Mova seus bitcoins para uma carteira que você controle suas chaves privadas. Ou seja, tenha certeza que sua carteira gera uma seed, uma série de 12-24 palavras que servirão como backup para você restaurar facilmente os fundos de sua carteira.

Contanto que você não comprometa sua chave privada/seed expondo a um malware ou revelando para um malfeitor, você pode dormir tranquilo sabendo que suas moedas estão seguras.

Mas tem uma ressalva. É 2017 e o Bitcoin evoluiu, então você não deveria usar qualquer carteira.

2. Use uma carteira Segwit (e corretoras)

Caso você não saiba, Bitcoin está crescendo. E está crescendo rápido. Mais rápido que quase tudo que já vimos. Como resultado, seu alcance atingiu uma parede devido ao limite de aproximadamente 7 transações por segundo, ou aproximadamente 2000 transações por bloco. As taxas de transações tem aumentado insanamente com mais e mais pessoas competindo para terem suas transações confirmadas.

2 Se você tem bitcoins, você deveria fazer essas duas coisas

Taxas de transação com alta prioridade chegam a 60 reais hoje, fonte: bitcoinfees.earn.com

Uma resolução preliminar para esse problema foi adicionado a sete meses atrás chamado SegWit. SegWit é uma fundamental melhoria de protocolo que diminui o tamanho virtual de transações e permite que quatro vezes mais transações sejam incluídas em um bloco.

A explicação completa do problema das transações de Bitcoin e o funcionamento técnico do SegWit podem ser encontradas aqui.

Porque as taxas de transação são medidas por bytes e transações SegWit tem um tamanho virtual em bytes menor, se você mandar uma transação usando uma carteira SegWit agora, você economiza de 30% a 40% em taxas.

Ainda não está convencido das vantagens do SegWit?

Se toda transação na rede Bitcoin fosse SegWit hoje, os blocos conteriam cerca de 8000 transações, e as 138000 backlog de confirmações não confirmadas iria desaparecer rapidamente. Taxas de transações iriam quase sumir de novo.

Menores taxas pra você e mais transações por blocos podem acontecer agora mesmo. O código está pronto e só esperando pra ser usado em todo nodo atualizado de Bitcoin.

O problema é que SegWit não está sendo adotado por carteiras, serviços e ultimamente usuários.

2 Se você tem bitcoins, você deveria fazer essas duas coisas

Apenas 10% das transações usam SegWit. fonte: segwit.party

SegWit é um upgrade de protocolo opcional que carteiras e serviços de Bitcoin não são obrigadas a implementar, apesar do benefício que proveria a rede. A atualização foi inserida no protocolo de forma que prevenisse um hardfork (ou seja, sem que a rede potencialmente bifurcasse em duas). Enquanto não houver demanda dos clientes, os serviços não veem incentivos pra gastar tempo e dinheiro para se atualizar com SegWit.

É de absoluta importância e para seu benefício que você, holder de Bitcoin, use uma carteira SegWit.

Porque SegWit é uma mudança relativamente simples há algumas confusões ao redor dela, então precisa ser dito que não há desvantagens em usar carteiras SegWit, só significantes vantagens à rede e muito a se economizar em taxas.

Se seu serviço de carteira favorito ainda não implementou SegWit, gentilmente peça para os desenvolvedores para eles apressarem. Depois, comece a usar uma carteira que já tenha implementado SegWit até que sua carteira favorita tenha feito a atualização.

Uma grande lista de carteiras SegWit podem ser encontradas aqui. Mas vou rapidamente listar algumas das mais recomendadas para sua conveniência.

Carteiras Hardware

Se você se preocupa com segurança, essas devem estar no topo da sua lista.

Carteiras Desktop

Carteiras para iOS

Carteiras para Android

Corretora

Ao tomar posse dos seus bitcoins, você diminui a superfície de ataque para malfeitores no espaço das criptomoedas. Ao usar SegWit, você não apenas reduz as grandes taxas que você paga, mas também ajuda a reduzir a congestão na rede.

Bitcoin é o que você faz dele. Essa é sua oportunidade de ajudar a levar uma mudança positiva na rede Bitcoin.

Texto original: https://hackernoon.com/bitcoin-owners-you-need-to-do-these-two-things-right-now-a73122dd23d4


Você gostou deste conteúdo?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam!
Ajude o nosso site cedendo um pouco de poder de processamento!


Loading...

Faça uma doação via bitcoin:

2 Se você tem bitcoins, você deveria fazer essas duas coisas
2 Se você tem bitcoins, você deveria fazer essas duas coisas

Por favor, doe para o endereço Bitcoin: [[address]]

Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Ou via Nano:

2 Se você tem bitcoins, você deveria fazer essas duas coisas
2 Se você tem bitcoins, você deveria fazer essas duas coisas

Por favor, doe para o endereço Raiblocks: [[address]]

2 Se você tem bitcoins, você deveria fazer essas duas coisas
Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:


Nos siga no Twitter | Facebook