Os preços das criptomoedas estão caindo. O bitcoin tem lutado para ficar acima dos US$ 10 mil, mesmo que, na semana passada, outras moedas mais conhecidas, incluindo bitcoin cashripplecardano e litecoin tenham diminuído de valor. Há algum tipo de fadiga no interesse dos investidores de criptomoedas?

Muitos acreditam que agora estamos vendo uma retração do mercado, um ponto de inflexão em que os investidores que estão nele são altamente especulativos — e ficam ricos rapidamente — sem nenhum conhecimento específico sobre os méritos da classe de ativos estarem migrando para outro lugar. Esses investidores podem ter visto o crescimento das criptomoedas como uma oportunidade para entrar rápido, ter grandes lucros e seguir em frente — sem realmente entenderem o valor de qualquer altcoin ou a tecnologia blockchain que as alimenta.

Isso pode ser parte da razão pela qual os preços das moedas alternativas estão afundando. Por outro lado, aqueles que ainda investem em criptomoedas são provavelmente os que realmente acreditam … investidores experientes e inteligentes, cuja participação ajudará o mercado a obter preços, volatilidade e crescimento mais precisos e mais apropriados.

Novatos versus Veteranos

Jeffrey Van de Leemput, cofundador da Cryptocampus, que também orienta investidores em criptomoedas, concorda:

“Acredito que o que estamos vendo agora é uma retração de mercado depois que a tendência de alta parabólica foi quebrada. Essas são correções que duram mais de um mês e podem levar até seis meses para serem concluídas. Tenha em mente que, há um ano, o bitcoin estava aproximadamente mil dólares. Então, mesmo que esse “crash” possa parecer grande, ele realmente não é. É apenas uma reação natural após uma alta tão grande “.

O fator FUD

Marc Kenigsberg, um defensor do bitcoin e da blockchain, explica que há muito “FUD” (medo, incerteza e dúvida, em inglês) neste momento no mercado. Além disso, há muitos eventos potencialmente correlacionados que poderiam estar impulsionando esse mergulho, mas nenhuma causa única, clara e óbvia:

“Na verdade, agora o mercado deve estar otimista com relação ao bitcoin, considerando a redução de tarifas, o crescimento da lightning network e os usuários do aplicativo Robinhood esperando para entrar. A única coisa que sabemos com certeza é que, enquanto os HODLers detêm e os especuladores vendem, o percentual dos HODLers aumenta. Isso é um presságio extremamente bom para a pressão de preços para cima quando acontecer a correção iminente para um preço de bitcoin justo mais alto “.

Os motivos errados para estar em cripto

Não é nenhum segredo que, durante 2017, o bitcoin, bem como as criptomoedas irmãs, tiveram uma atenção significativa da mídia. Edd Carlton, chefe da OTC Trading BlockEx, uma plataforma de corretagem digital, ressalta que alguns investidores entraram nos mercados de criptomoedas por todos os motivos errados no final de 2017: principalmente impulsionados pelo FOMO (medo de perder, em inglês) em conjunto com o substancial sucesso na mídia em torno do que foi, indiscutivelmente, um quarto trimestre excepcional para a classe de ativos. Ele diz:

“Acredito que existam, atualmente, duas forças atuando no mercado. Uma é, sem dúvida, as mãos fracas saindo do mercado — ou seja, os indivíduos que entraram em busca de retornos rápidos e uma continuação do quarto trimestre de 2017, quanto ficaram extremamente decepcionados — muitos reduzindo suas perdas e vendendo nas baixas em vez de adotar uma postura de investimento de longo prazo e HODLando [sic].

O segundo fator atuando, as “mãos mais fortes” e os investidores mais experientes buscando diversificar suas carteiras de criptomoedas, distribuindo o risco em várias criptomoedas, [e] assim diluindo o status quo anterior de um mercado dominado por um ou dois detentores majoritários de capitalização de mercado. O BTC já não detém de 60 a 70% da dominância por capitalização de mercado. Vemos a situação atual como positiva e sinal de um mercado mais maduro, onde inúmeras oportunidades para o lado positivo se apresentarão oportunamente “.

Fadiga das criptomoedas?

Alguns investidores em criptomoedas também sofrem de fadiga? Arturas Asakavicius, COO e cofundador da WePower, uma plataforma para o comércio de energia verde via blockchain, esclarece a natureza do sentimento atual:

“Eu não chamaria de fadiga, mas o mercado de criptomoedas realmente está evoluindo e mudando.

Historicamente, foi fortemente dominado pelo bitcoin, mas este ano uma grande parte de sua participação mudou para as moedas alternativas, como o ethereum ou o ripple, bem como para a grande variedade de tail currencies. É difícil apontar os fatores exatos dessa mudança, mas de fato vi muitos investidores institucionais terem interesse e darem os primeiros passos neste mercado.

Na verdade, uma grande parte da nossa rodada de vendas de token foi coberta por fundos e investidores com um background mais tradicional, mas com muito interesse pela oferta da tecnologia blockchain. Se uma tendência semelhante for verdadeira em toda a indústria, isso pode indicar que estamos caminhando para um mercado mais profissional e menos volátil”.

Se o mercado de criptomoedas estiver realmente vendo uma mudança no tom e na natureza dos investidores em moedas alternativas, um ambiente mais saudável e menos selvagem poderia ser uma boa notícia para todos os que optarem por entrar no futuro ou decidir permanecer.


Você gostou deste conteúdo?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam!
Ajude o nosso site cedendo um pouco de poder de processamento!


Loading...

Faça uma doação via bitcoin:

bitcoin-image Porque Não Se Desesperar Com o Bear Market das Criptomoedas
bitcoin-image Porque Não Se Desesperar Com o Bear Market das Criptomoedas

Por favor, doe para o endereço Bitcoin: [[address]]

Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Ou via Nano:

bitcoin-image Porque Não Se Desesperar Com o Bear Market das Criptomoedas
bitcoin-image Porque Não Se Desesperar Com o Bear Market das Criptomoedas

Por favor, doe para o endereço Raiblocks: [[address]]

bitcoin-image Porque Não Se Desesperar Com o Bear Market das Criptomoedas
Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:


Nos siga no Twitter | Facebook