Discussão em Davos

Criptomoedas foram um tópico quente no Fórum Econômico Mundial deste ano em Davos, na Suíça, com a elite financeira mundial dividida essencialmente em como entender uma tecnologia que ainda tem menos de uma década de idade.

George Soros – um bilionário especulador de 87 anos, conhecido pelas suas manipulações de mercado, financiamento e conchavos com governos e organizações comunistas ao redor do mundo – discursou no evento. Em seu discurso, pareceu muito confiante em sua avaliação sobre as criptomoedas.

“Criptomoedas são um nome incorreto para uma bolha típica, que sempre se baseia em algum tipo de mal-entendido”, disse Soros na quinta-feira.

Sobre o assunto da usabilidade, Soros assim como outros lobistas do mercado, também afirmou que, na data atual, as criptomoedas são principalmente uma ferramenta usada por criminosos (discurso usado por diversos reguladores lobistas tarados pela intervenção estatal nas criptomoedas).

Disse: “Atualmente é usado principalmente para evasão fiscal e feito para pessoas que apoiam governos ditatoriais, que constroem um “easter egg” no exterior”. O engraçado é que ele fala como se ele mesmo não fizesse isso, o que é no mínimo uma hipocrisia.

Esse discurso pró-regulação se alinha ao o da primeira-ministra social-democrata da Inglaterra, Theresa May, que também falou sobre o assunto em Davos.

“Em áreas em se tratando de criptomoedas como Bitcoin, devemos levar isso muito a sério e ter muito cuidado”, disse May em uma entrevista à televisão com a Bloomberg, acrescentando que a ação regulatória sob as criptomoedas é uma pauta defendia por ela e outros diversos órgãos reguladores estatais “precisamente por causa da maneira como eles são usados, particularmente por criminosos.”

No entanto, uma pesquisa publicada no início deste mês mostrou que apenas um 1% das transações da Bitcoin estavam realmente vinculadas a atividades criminosas suspeitas. A desculpa usada pelos reguladores para justificar a regulação, parece que não está mais dando certo.

Outros especialistas financeiros, no entanto, pareciam menos ansiosos para denunciar a tecnologia. Falando em um painel de discussão na quinta-feira, o parceiro geral e co-fundador da Index Ventures, Neil Rimer, disse que é muito cedo para fazer um julgamento:

“Estamos nove anos após o inícios dessa experiência. Foi bem às vezes e bastante mal. Ele poderia falhar completamente e ir para zero, mas conseguiu uma série de coisas que eu acho que são notáveis”.

Jennifer Zhu Scott, vice-governadora do banco central da Suécia, parece estar de acordo. Ela observou que o fato de que tantos pesos pesados dos mercados financeiros do mundo estão sendo forçados a abordar a questão das criptomoedas.  É só a evidência do poder disruptivo da tecnologia:

“O fato de as pessoas continuarem achando hoje que o bitcoin vale muito menos que Us $ 10.000, é um desastre. O bitcoin está acima de 10.000 e isso é loucura. Eu acho que só o fato de ele ainda estar vivo e atraindo tanta atenção a ponto de falarmos sobre o tema em Davos com um vencedor do Prêmio Nobel, um governador do banco central e um investidor experiente como o Soros, é uma ferramenta realmente poderosa”.

Robert Shiller, economista vencedor do Prêmio Nobel, também estava no painel de convidados.

O que você acha sobre isso? Você apoia essa vontade incontrolável dos reguladores e biggest players do mercado, de regular e taxar as criptomoedas?

Para saber mais sobre como George Soros manipula a opinião pública no mundo e aqui dentro do Brasil, clique aqui.

Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.


Você gostou deste conteúdo?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam!
Ajude o nosso site cedendo um pouco de poder de processamento!


Loading...

Faça uma doação via bitcoin:

bitcoin-image George Soros Declara Guerra Contra Criptomoedas
bitcoin-image George Soros Declara Guerra Contra Criptomoedas

Por favor, doe para o endereço Bitcoin: [[address]]

Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Ou via Nano:

bitcoin-image George Soros Declara Guerra Contra Criptomoedas
bitcoin-image George Soros Declara Guerra Contra Criptomoedas

Por favor, doe para o endereço Raiblocks: [[address]]

bitcoin-image George Soros Declara Guerra Contra Criptomoedas
Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:


Nos siga no Twitter | Facebook