Começando 2018 com o pé direito

Janeiro foi um mês difícil para o Criptomoedas. Só de olhar para o limite de capitalização de mercado, podemos ver a profunda correção que começou no final de dezembro de 2017.

O mercado caiu de US $ 850 bilhões para os atuais US $ 517 bilhões. Para muitos investidores, esta foi a primeira correção vivida e, claro, muitos estão assustados e sem ideias do que está acontecendo. Mas não se preocupe, o mercado de criptomoedas não está morrendo. Sim, este é um processo perfeitamente normal e acontece várias vezes ao ano. A grande questão, no entanto, é como se comportar nesse mercado de ursos e multiplicar seus investimentos.

MOTIVOS PARA O MERCADO DE URSOS

Não existe uma única razão para essa tendência. Sem dúvida, uma boa dose de FUD proveniente da China e da Coréia do Sul desempenhou o seu papel. Também foi o fim do ano (e o Ano Novo Chinês) e muitos investidores venderam alguns de seus ativos para escapar aos impostos sobre ganhos de capital. Muitos também mencionaram o término dos contratos de futuros BTC como uma possível razão pela qual os principais players no mercado estavam interessados no preço baixo do Bitcoin. Mas, em geral, o mercado estava saturado com a enorme subida de preços observada em dezembro, onde várias criptomoedas duplicaram e até triplicaram em valor.

Muitos investidores novatos entraram no mercado pensando não no valor a longo prazo do Bitcoin e da tecnologia blockchain, mas sim esperando por lucros rápidos. Esses mesmos investidores foram os primeiros a vender seus ativos e “pularem do barco” quando a queda se iniciou. Todos esses fatores somados resultaram em uma longa correção que persiste até agora, ainda que menos severa. Além disso, esse tipo de correção é comum no mês de Janeiro.

De tudo isso, podemos concluir que: como investidor, a pior coisa que você pode fazer, se você comprou alguma moeda durante um recorde de preços, é vendê-la agora.O mercado irá se recuperar dentro de 1 ou 2 meses. Investidores a longo prazo podem continuar “segurando” suas moedas durante essa correção, uma vez que o ecossistema fundamental das criptomoedas ainda está funcionando e nenhuma sequela grave foi causada no mercado.

COMO ESCOLHER EM QUE MOEDAS INVESTIR

Se você está começando agora e planeja ser um investidor de longo prazo, o momento é ideal para começar a construir seu portfólio. Não se deixe intimidar por FOMO (medo de perder a chance) e compre bastante moedas – preferencialmente de forma variada. Seja sistemático em sua abordagem e não se deixe levar por emoções ao investir. Anteriormente, publicamos uma lista de algumas excelente moedas para se investir esse ano, e também falamos sobre como investir em ICOs com segurança. Criptomoedas são diferentes de ICOs, mas os princípios são os mesmos.

Muito importante também é levantar o máximo de informações possíveis sobre o projeto no qual você está interessado. Visite o website, leia e releia o whitepaper, pesquise a equipe e seus perfis profissionais. Quando você já tiver feito isso com 10 ou mais projetos diferentes, você já terá um conhecimento do que observar e que pontos analisar. Procure por um website profissional, um planejamento claro e detalhado, como indicações do que já foi feito, o que está sendo desenvolvido e o que é planejado para o futuro próximo e distante. Acima de tudo, procure por sinais vermelhos no projeto, como enorme número de moedas, “premine” absurdamente alto, ou quantas moedas estão em posse da equipe, promessas de enormes ganhos, retornos “garantidos” ou “estabilidade e liberdade financeira” (olá BitConnect!). Observe a indústria para a qual o projeto é destinado e analise se a moeda realmente é necessária. Lembre-se que diversas indústrias possuem diversas moedas em operação, que são competidoras diretas.

CRIANDO SEU PORTFÓLIO

Um amigo meu cometeu o erro de comprar apenas Ethereum, quando a moeda estava em um recorde de preço. Ele agora está sentado em 25% de prejuízo e não sabe o que fazer. É por isso que variar o portfólio é o melhor a se fazer, mas lembre-se de não exagerar na variação – além de você possivelmente se perder em meio a tantos investimentos, você não terá tantos lucros quando algumas das moedas nas quais investir recuperarem valor no mercado. O recomendável é ter um portfólio entre 5 e 10 criptomoedas.

Outra importante dica é variar seu portfólio entre investimentos seguros e arriscados. A porcentagem de distribuição é de sua decisão, dependendo de quão seguro ou arriscado você quer que seja seu investimento. Existem diversas criptomoedas consideradas seguras para se investir, como o BTC, ETH, LTC ou o Dash por exemplo. A maioria dos investidores mantém entre 30% e 70% de seus ativos em investimentos seguros.

Observe o nicho de mercado e o objetivo de cada moeda. Algumas buscam se tornar uma plataforma, como o Ethereum e o NEO. Outras, são focadas em privacidade e anonimato, como a Verge, ZCash e o Monero. Existem moedas que operam com câmbio e remessas, como o Ripple e a Stellar. E há também aquelas que se focam em tecnologia, como a IOTA, a Cardano ou a RaiBlocks.

Cada uma dessas moedas está em seu próprio ciclo.Algumas ainda são um produto inacabado, outras exibem grandes e importantes parcerias. Esses são os sinais a se observar o tempo de  duração que o seu investimento terá em cada moeda. Um projeto promissor, por exemplo, pode levar um ou dois anos para amadurecer e gerar lucros de 5 a 10 vezes o valor do seu investimento.

Para resumir, é importante que você se eduque constantemente sobre o mercado e os projetos e esteja sempre lendo novas informações. Ao contrário do mercado convencional de ações, o mercado de criptomoedas depende muito menos de análises gráficas e muito mais de análises técnicas sobre os projetos. O espaço das criptomoedas é bastante dinâmico e para ter sucesso é necessário reagir e se adaptar rapidamente. Você cometerá erros, todos cometemos, o importante é aprender com eles, e não repeti-los.

 


Você gostou deste conteúdo?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam!
Ajude o nosso site cedendo um pouco de poder de processamento!


Loading...

Faça uma doação via bitcoin:

bitcoin-image Como Investir Em Criptomoedas e Aproveitar a Correção
bitcoin-image Como Investir Em Criptomoedas e Aproveitar a Correção

Por favor, doe para o endereço Bitcoin: [[address]]

Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Ou via Nano:

bitcoin-image Como Investir Em Criptomoedas e Aproveitar a Correção
bitcoin-image Como Investir Em Criptomoedas e Aproveitar a Correção

Por favor, doe para o endereço Raiblocks: [[address]]

bitcoin-image Como Investir Em Criptomoedas e Aproveitar a Correção
Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:


Nos siga no Twitter | Facebook