Esqueça charge-backs e fraudes nas suas compras.

Parte 1 — O que são Carteiras Multi-Assinatura?

Há uma funcionalidade no Bitcoin que ajuda a prevenir fraudes on-line. Uma implementação chamada de “multisignature” — muitas vezes reduzida a “multisig” — que permite que bitcoins dentro de um determinado endereço sejam controlados por mais de uma pessoa.

A primeira carteira multi-assinatura foi lançada em Agosto de 2013, pela BitGo.

Hoje, como todo mundo sabe, a maioria dos bitcoins são de propriedade de indivíduos. Com a carteiras multi-assinatura, agora você pode ter várias pessoas ou mesmo organizações controlando a mesma carteira. As partes envolvidas devem então, chegar em um acordo antes que os bitcoins possam ser removidos dessa carteira.

Existem muitas aplicações para carteiras multisig, entre elas, maior segurança dos fundos existentes, controle mais equitativo desses fundos em organizações e a capacidade de criar sistemas de contrato complexos, de forma simples e dinâmica.

Parte 2 — Two-of-three multisig.

Talvez a aplicação mais útil das carteiras multisig seja a do depósito de garantia que se chama “two-of-three multisig” no português “dois de três multi-assinaturas”.

Isso significa que há três partes envolvidas na carteira, e pelo menos duas delas devem concordar, antes que os bitcoins possam ser movimentados.

Com o “voto” de dois dos três que concordaram em fazer parte da negociação, os fundos são liberados.

Bom, mas porque isso é tão útil?

É útil porque abriria a chance para a criação de contratos jurídicos voluntários entre duas partes, sem precisarmos de uma legislação vigente que se sobreponha ao acordo entre essas duas partes. No caso, elas escolhem livremente uma terceira parte que media esse acordo, de forma livre, voluntária e não imposta coercitivamente por uma lei positivada.

Ou seja, com carteiras multi-assinatura, não precisaríamos necessariamente de advogados e juízes para a mediação de um conflito entre duas partes, muito menos de cartórios para a criação ou legitimação de contratos entre dois indivíduos, só precisaríamos que os dois indivíduos escolhessem um terceiro qualquer — que geralmente possui a maior reputação no mercado para a mediação de conflitos causados por recursos escassos — e colocasse ele em poder de voto dentro de uma carteira multi-assintura, criada na intenção de negociar algo ou legitimar um contrato feito por duas partes.

Parte 3 — Como isso se daria?

Primeiro ambas as partes precisam saber como ser faz uma carteira multisig, assistindoo vídeo:

Após isso, o vendedor manda o produto. Se o vendedor entregar o produto como prometido, o comprador e o vendedor concordam em liberar os fundos da carteira, uma vez que apenas duas das três partes são necessárias para isso.

Uma vez que duas das três partes concordam e entram num consenso, os fundos então são liberados da carteira multi-assinatura.

Se houver uma disputa entre o comprador e o vendedor, e eventualmente entrarem em um conflito, então o terceiro indivíduo será convocado para determinar qual parte é vencedora, e só assim, se juntar ao que está certo para fazer a liberação dos fundos.

Legal, não é? Considere como isso é diferente do sistema existente.

No sistema atual, se alguém hackear um cartão de crédito, o ladrão-comprador pode encomendar algo e o vendedor irá enviar o produto normalmente. Quando o proprietário real do cartão de crédito perceber isso, ele vai ter que contatar a a empresa de cartão de crédito, que vai reverter a transação(charge-back). O problema é que o fornecedor do produto comprado, geralmente é forçado a ter que arcar com a despesa desse roubo, pois já enviou o seu produto para o ladrão e não tem como recuperar ele, perdendo assim, a sua mercadoria.

Os cartões de crédito hackeados não são a única maneira pela qual fraudes são realizadas. Hoje em dia, compradores podem dizer que nenhuma entrega foi feita, mesmo quando receberam um produto de um vendedor. As plataformas de comércio eletrônico e as empresas de cartões de crédito geralmente ficam do lado dos compradores, e, muitas vezes não são justos em determinar quem é realmente o culpado. Os vendedores também podem iniciar uma fraude contra os compradores: simplesmente levando o dinheiro embora, mas fornecendo ou entregando produtos inferiores aos anunciados.

O Bitcoin, juntamente com as carteiras multisig, impedem que grande parte dessa fraude ocorra. Não há nenhuma empresa de cartão de crédito que controle o Bitcoin ou que pode reverter as transações, dando aos fornecedores a garantia de que eles controlam de fato, seu próprio dinheiro.

Há também a capacidade de compradores e vendedores chegarem a um acordo sobre quem irá fornecer sua resolução de disputa através da carteira multisig, em vez de serem forçados a utilizar uma plataforma de solução de conflitos imposta pelo estado. Enquanto ambas as partes escolherem um terceiro respeitável, há poucas chances de que fraudes sejam bem-sucedidas.

Bitcoin e as carteiras multisig são ferramentas úteis para evitar fraudes, mas não são perfeitas. Os Bitcoins podem ser roubados se uma das partes se venderem e, uma vez que tomados, eles provavelmente não serão devolvidos. Protegê-los requer algum conhecimento e confiança na terceira parte que está mediando a transação. Escolha por sua conta e risco.

Parte 4 — Leis privadas sem o estado.

Embora o Bitcoin não seja perfeito e não eliminará toda a fraude, é uma alternativa extremamente poderosa para aqueles que estão dispostos a usá-lo.

Aqui tem um vídeo que explica como seria essa complexa e dinâmica contratação de mediadores privados em uma sociedade livre, sem o estado como o monopólio de mediação de conflitos em transações e contratos.

 

Se levarmos esse vídeo ao pé da letra, as carteiras multi-assinatura são a prática dele no mundo real: duas partes de uma negociação sendo mediadas por uma terceira parte escolhida voluntariamente.

Isso não é o máximo?

É por esse motivo que as carteiras multi-assinatura tem um futuro promissor, uma vez que popularizado o uso do Bitcoin!


Você gostou deste conteúdo?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam!
Ajude o nosso site cedendo um pouco de poder de processamento!


Loading...

Faça uma doação via bitcoin:

bitcoin-image Não precisamos do estado para mediar conflitos comerciais: temos as carteiras Multi-Assinatura
bitcoin-image Não precisamos do estado para mediar conflitos comerciais: temos as carteiras Multi-Assinatura

Por favor, doe para o endereço Bitcoin: [[address]]

Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Ou via Nano:

bitcoin-image Não precisamos do estado para mediar conflitos comerciais: temos as carteiras Multi-Assinatura
bitcoin-image Não precisamos do estado para mediar conflitos comerciais: temos as carteiras Multi-Assinatura

Por favor, doe para o endereço Raiblocks: [[address]]

bitcoin-image Não precisamos do estado para mediar conflitos comerciais: temos as carteiras Multi-Assinatura
Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:


Nos siga no Twitter | Facebook