A tecnologia blockchain possui vários casos de uso para consumidores cotidianos o registro de prorpriedade de um bem é um exemplo disso o que substituiria os cartórios de hoje em dia. A transformação do processo  de eleição de um país em algo mais transparente. Não vai demorar muito até que a primeira máquina de votação com tecnologia baseada no bitcoin chegue em algum lugar próximo a você.

  • A inviolabilidade do voto

Qualquer pessoa no mundo poderá ver o número de votos de candidatos em tempo real, já que este é um dos principais pontos fortes da tecnologia blockchain. Entretanto, é importante não esquecer que nenhuma informação pessoal de eleitores individuais será exibida no processo, já que a tecnologia blockchain permite a privacidade até um certo ponto.

È possível fazer com que a votação seja ainda mais descentralizada, uma vez que todas as transações ou variáveis, nesse caso, os votos; são anunciados para todos os participantes no sistema e anunciados em blocos. Tecnicamente, o algoritmo do blockchain faz com que todos os computadores envolvidos nesse sistema mantenham um registro das variáveis anteriores, de modo que é possível observar um registro cronológico das variáveis.

Pode-se realizar também auditabilidade, sem sacrificar a privacidade do votante.

Uma blockchain distribuída tem a vantagem de estar armazenada em todos os computadores dos participantes da corrente dificultando um possível ataque. Uma outra vantagem é que todas as alterações nessa estrutura precisam do consenso de todos envolvidos, o que torna difícil a manipulação indevida de votos.

Pense num registro distribuído de votações. Esta blockchain existiria nos computadores de todos os envolvidos. Para adulterá-lo, seria necessário manipular os dados de todos os participantes, o que seria praticamente impossível.

“A introdução desta tecnologia tornará a votação  ainda mais aberta: será difícil dizer que houve manipulação da votação quando os próprios cidadãos podem verificar essa informação e inibi ações de hackers “.

Existe um projeto está em andamento pelo conselheiro legislativo Ricardo Fernandes Paixão e pelo Everton Fraga, programador da ethereum Foundation, os dois falaram sobre a proposta durante a DevCon ao Quartz.

O brasil possui  milhões de cidadãos votantes, este número acaba levando os políticos a não dar importância para as petições, seja, os projetos de lei de iniciativa popular. Isso porque tem uma dificuldade grande de coletar e verificar a integridade destas assinaturas, porém, de acordo com a nova lei, com o auxílio da plataforma Ethereum, caso seja constatada a presença de 1% do eleitorado em voto no projeto terá, que discutir a petição.

” celebrando a democracia”

Se o sistema “vingar”, significa que as petições populares do Brasil são garantidas por uma cadeia de blocos pública global, descentralizada. Essa pode ser uma das primeiras instâncias de um governo que trabalha com uma chamada cadeia pública de blocos ao invés de implementar uma versão privada, proprietária, como o registro de propriedade na suécia.

não se deve descartar a hipótese no futuro de que o sistema de blockchain possa ser usado também para outros votos de leis no congresso pois essas leis tem impacto nos milhões de brasileiros podendo ser positivamente ou negativamente e nada mais justo que o povo participar da votação dessas leis e decidir pela melhor opção pois hoje em dia quase 600 deputados decidem leis que impactam a vida de todos os brasileiros.

Referência:

Trabalho de Graduação apresentado à graduação de Ciência da Computação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco

Disponivel em :

http://www.cin.ufpe.br/~tg/2015-2/npvc.pdf


Você gostou deste conteúdo?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam!
Ajude o nosso site cedendo um pouco de poder de processamento!


Loading...

Faça uma doação via bitcoin:

bitcoin-image Blockchain: solução para tornar eleições mais seguras e transparentes?
bitcoin-image Blockchain: solução para tornar eleições mais seguras e transparentes?

Por favor, doe para o endereço Bitcoin: [[address]]

Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Ou via Nano:

bitcoin-image Blockchain: solução para tornar eleições mais seguras e transparentes?
bitcoin-image Blockchain: solução para tornar eleições mais seguras e transparentes?

Por favor, doe para o endereço Raiblocks: [[address]]

bitcoin-image Blockchain: solução para tornar eleições mais seguras e transparentes?
Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:


Nos siga no Twitter | Facebook