A mineração de criptomoedas está se tornando cada vez mais cara conforme os custos de equipamento e energia aumentam. Como resultado, temos visto um crescimento na tendência de alguns websites de direcionar o poder de computação dos visitantes para essa atividade. Alguns hackers chegaram a infiltrar os anúncios da Google DoubleClick no YouTube e injetaram códigos de mineração de Monero neles. Esses anúncios roubam poder de computação dos usuários e mineram Monero para os hackers e afetaram usuários do YouTube em diversos países.

SCRIPTS DE MINERAÇÃO DE MONERO

Usuários do YouTube começaram a reclamar nas redes sociais que seus antivírus estavam bloqueando o site. Logo em seguida, a empresa de segurança digital Trend Micro explicou que os anúncios da plataforma DoubleClick continham scripts de mineração de Monero. Chaoying Liu e Joseph C. relataram sua descoberta em uma publicação no blog da empresa:

“Detectamos um aumento de 285% no número de scripts da CoinHive no dia 24 de Janeiro. Começamos a ver também um aumento no tráfego em 5 domínios maliciosos no dia 18. Após examinarmos o tráfego de rede, descobrimos que ele estava vindo dos anúncios da DoubleClick.”

De acordo com um artigo recente da Ars Technica, os anúncios continham um JavaScript que minerava Monero. A maioria dos casos usava um script público fornecido pela CoinHive, um serviço de mineração de criptomoedas. Muitos na comunidade criticam a CoinHive pois o script é muitas vezes utilizado sem o consentimento dos usuários. Conforme visitantes acessam websites que usam o script, a utilização da CPU aumenta em até 80%, deixando os computadores extremamente lentos.

O especialista em segurança digital, Troy Mursch, disse à Ars Technica que hackers tem geralmente como alvo websites que fornecem streaming de vídeo, “pois os usuários passam grandes períodos de tempo neles“. Quanto mais tempo um visitante fica no site, mais Monero é minerado.

NOVA AMEAÇA

A Google respondeu às reclamações alegando que é contra a política da empresa usar tais scripts e que está trabalhando ativamente para detectá-los. A companhia alegou que bloqueou os scripts 2 horas após as denúncias.

“A mineração de criptomoedas através de anúncios é uma forma relativamente nova de abuso que viola nossas políticas, e uma que estamos monitorando ativamente. Nós reforçamos essas políticas através de sistemas de detecção em diversos níveis através de nossas plataformas, e que atualizamos conforme novas ameaças surgem. Nesse caso, os anúncios foram bloqueados em menos de duas horas e os responsáveis foram rapidamente removidos de nossas plataformas.”

Entretanto, a Trend Micro alega que esses anúncios podem ter sido executados por até uma semana, e com certeza conseguiram um boa quantidade de Monero.

CRIPTOMOEDA ANÔNIMA

O Monero está entre as criptomoedas mais anônimas, tornando-o popular entre entusiastas de criptomoedas e também entre criminosos. Hackers patrocinados pela Coreia do Norte estão minerando a moeda para patrocinar o regime e contornar sanções internacionais.

Para combater a ameaça, o navegador Opera revelou recentemente um software de combate à mineração que será embutido no navegador, devido ao aumento nos relatos de uso desses scripts, como por exemplo no caso do site Piratebay.

Conforme hackers e empresas buscam nas criptomoedas formas de financiar suas atividades, softwares antivírus e navegadores precisarão ficar alertas contra uso não autorizado de poder computacional dos usuários.


Você gostou deste conteúdo?

Recomende ele para que mais pessoas o leiam!
Ajude o nosso site cedendo um pouco de poder de processamento!


Loading...

Faça uma doação via bitcoin:

bitcoin-image Anúncios do YouTube Estavam Minerando Monero
bitcoin-image Anúncios do YouTube Estavam Minerando Monero

Por favor, doe para o endereço Bitcoin: [[address]]

Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Ou via Nano:

bitcoin-image Anúncios do YouTube Estavam Minerando Monero
bitcoin-image Anúncios do YouTube Estavam Minerando Monero

Por favor, doe para o endereço Raiblocks: [[address]]

bitcoin-image Anúncios do YouTube Estavam Minerando Monero
Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]


Aproveite também para nos seguir nas redes sociais:


Nos siga no Twitter | Facebook